Translate

sábado, 5 de setembro de 2009

LIDERANÇA CRISTÃ: DESFAZENDO ALGUNS EQUÍVOCOS


A matéria a seguir faz parte do curso de Capacitação de Líderes Cristãos ministrado pelo pastor Aécio. Trata-se na verdade de trechos de uma aula em que os líderes são chamados à reflexão sobre o verdadeiro caráter da liderança - o que choca frontalmente com o que a gente vê na praça hoje em dia.




CONCEITUANDO

Conceitualmente liderança cristã se difere de outras categorias de liderança apenas pelo estrito e profundo compromisso de servir. Embora muitos princípios, valores e aspectos práticos possam ser adotados dentro de qualquer ação na liderança cristã, a questão servil não deve nunca perder seu lugar de honra.

- Liderar, na mentalidade secular é comandar.
- Liderar, no âmbito cristão é servir.

“Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; e qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” - Marcos 10.42-45
...

O PESO DA LIDERANÇA

O líder cristão precisa cultivar uma postura de responsabilidade e dever.

- Na fidelidade àqueles a quem irá ministrar, quer seja numa igreja ou outra organização;
- Na persistência na visão que lhe foi confiada;
- Na viabilização de projetos que promovam a continuidade do que se propõe a realizar;
- Na capacitação e motivação do grupo ou equipe que está ao seu dispor;
- Na criação, execução e manutenção de projetos que visem o permanente bem estar da obra que lhe foi confiada;
- Na reciclagem e aprimoramento de suas próprias habilidades e conhecimento para que não caia no marasmo;
- Na defesa dos interesses que envolvam o grupo sob sua liderança;
- Na busca de soluções para os problemas mais difíceis e nas tarefas mais complexas.
- No descobrimento de novos líderes que possam dar continuidade ao trabalho por ele iniciado.

AUTO-AVALIAÇÃO

“O maior desafio na liderança é você.” - Bill Hybels (Líder cristão americano) - pr Aécio


3 comentários:

  1. Pastor me esclareça algumas interrogações que circulam na minha cabeça. O que fazer com os pseudolideres que pelo simples fato de ter sido ungindo com o "óleo da unção". Decoram versos bíblicos parecendo papagaios de pirata e se auto intitulam pastores?. Dizem eles "com teologia amém, sem teologia amém também". Como construir uma liderança forte para fazer o trabalho de Deus. Se alguns líderes que conheço onde moro não tem sequer uma gota de saber teológico para conduzir um rebanho com decência?, sem conta com a questão moral que não vale a pena comentar. Aqui no meu cotidiano existe uma onda da liderança a qualquer preço, da teologia barata e gripada. Onde alguns líderes guiam os seus liderados sem saber sequer em que idioma foi escrito a Bíblia. O maior problema é que o "complexo teológico" de alguns impossibilita que pessoas realmente preparadas façam o trabalho de Deus aqui.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eduardo!
    Paz!

    Como a resposta pra essa pergunta vai além das conjecturas e merece considerações mais profundas, peço que me envie um e-mail (clicando no ícone ao lado, abaixo da imagem do globo), então, terei o maior prazer em enviar minhas impresões e considerações a respeito. Porém, Eduardo, o que o irmão vê em sua região não é muito diferente o que vemos nas peregrinações pelo Brasil.

    Aguardo contato.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pastor Aécio,
    Paz,
    Cliquei no ícone que o senhor me mandou para enviar um e-mail. Só que parece que ele não esta funcionando. Então estou colocando o meu e-mail aqui (edwjazz@hotmail.com)para que o senhor possa me enviar as suas considerações e me orientar e ajudar a comprender a situação das lideranças. Realidade que me preocupa aqui onde moro e que queria contribuir para que melhoresse.

    Aguardo resposta

    A paz de Cristo.

    ResponderExcluir