Translate

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CUIDANDO DA "SAÚDE BUCAL"...

Não, não se trata de nenhuma mensagem ou estudo sobre odontologia ou algo parecido.

Achei muito legal esta reflexão no Vidanet e acredito ser útil pra gente repensar um pouco sobre a maneira como usamos este orgão cheio de melindres, que se encontra logo abaixo do nariz e acima do queixo: A boca.
Recomendo especialmente aos fofoqueiros; aos linguarudos; aos murmuradores; aos blasfemos; aos tagarelas; aos falastrões e a todos os parlapatões do Brasil e do mundo!


Administrando a boca

Se você é uma típica pessoa trabalhadora Você mantém em média 30 conversações por dia.
Você vai gastar 1/5 de sua vida falando.
Você vai falar, ao longo de um ano, palavras suficientes para encher 66 livros, de 800 páginas cada.
O homem fala em média 20.000 palavras por dia. A mulher, 25.000 - talvez isto explique porque alguns maridos não têm nada a dizer quando chegam em casa à noite, enquanto a suas esposas estão ávidas por conversar. Enquanto o homem provavelmente já usou a sua quota de 20.000 palavras diárias no trabalho, sua esposa pode ter feito o mesmo e ainda ter um estoque de 5.000 palavras para usar!
Somos um mundo de tagarelas. A conversa está em toda parte. Temos conversa pelo rádio, programas televisivos de entrevistas, telefones nos carros e orelhões em cada esquina. E aí é que está o problema: quanto mais você fala, maiores são as chances de que sua boca venha a colocá-lo em apuros!

Eis algumas sugestões simples sobre como "administrar a sua boca":


- Pense antes de falar - Pare e acione a engrenagem de sua mente, antes de abrir a sua boca. "O coração do sábio controla suas palavras e transforma esse homem num ótimo professor e conselheiro" "Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos"

- Fale sempre a verdade - Frequentemente retemos a verdade para evitar conflitos. Não desejamos "entornar o caldo", mas ao final somente conseguiremos tornar as coisas ainda piores. A falta de sinceridade destrói relacionamentos! "Deixem de mentir uns aos outros. (...) Quando mentimos uns aos outros estamos fazendo mal a nós mesmos". Um verdadeiro amigo usará de franqueza com você. "Afinal, as pessoas apreciam mais a franqueza do que a bajulação".

- Fale a verdade com amor - Este é o ponto de filtragem nº 2. Nunca empunhe a verdade como um bastão para nocautear alguém. "Certas pessoas têm a língua afiada como uma espada, pronta para destruir outros, mas as palavras do homem sábio ajudam a estabelecer amor e paz". "Uma palavra amiga de ânimo e simpatia renova as forças".

- Peça a Deus que o auxilie na administração da sua boca - "Deus, controla a minha boca, e não me deixes falar o que não devo."

Textos bíblicos utilizados: Provérbios 16.23, 18.20, 8.7, 12.18, 12.25, Salmos 141.3

Por: Hedy Silvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário